CALDAS NOVAS

Todos os anos, mais de um milhão de turistas visitam Caldas Novas. Eles chegam em busca das nossas famosas águas quentes, que fez da cidade a maior estância hidrotermal do mundo. Com temperaturas variando entre 30 e 57 graus, as centenas de piscinas dos hotéis e dos clubes atraem especialmente grupos da melhor idade e famílias, que encontram atividades recreativas e muita diversão dia e noite.

A cidade está localizada em Goiás, no centro do Brasil, e sua principal atividade é o turismo de lazer voltado para toda a família, turismo de negócios e religioso. Possui uma população estimada em 95.000 habitantes, é sem dúvidas uma das mais belas cidades turísticas do país. Relaxar também faz parte do programa, quem resiste a uma banheira de hidromassagem ao ar livre com água bem quentinha? Fora dos hotéis também há muito o que fazer, são belos pontos turísticos, excelente gastronomia com comidas típicas da região, além de ótimas atrações noturnas para distrair a todos que passam pela cidade!
SEJAM BEM VINDOS A CALDAS NOVAS.

História

A descoberta das águas quentes aconteceu no final do século XVIII, mas a primeira “casa de banho” de Caldas Novas surgiu apenas em 1910. Ela foi construída pelo major Victor de Ozeda Ala para seus familiares e amigos, e funcionava onde hoje é o Balneário Municipal. As instalações eram de madeira e tinha apenas duas banheiras. O sucesso foi tanto que o número de convidados só aumentava. Dez anos mais tarde, em 1920, os herdeiros do major Victor e o médico Ciro Palmerston construíram em sociedade o primeiro balneário público, com duas banheiras esmaltadas e três cimentadas. Mas os primeiros grandes empreendimentos surgiram somente na década de 1960 e 1970, com o clube CTC, Country Clube e Tropical Thermas. Assim a pacata cidade saiu do anonimato, para ser mundialmente conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo.

Lago de Corumbá

Com inúmeras opções de esportes náuticos, o lago de Corumbá, tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados, a apenas 7 km do centro da cidade, possui aproximadamente 62 km² de águas represadas, local com natureza abundante, que proporciona um passeio ecológico maravilhoso de barco e também diversos clubes à sua margem equipados com bares, píer, passeios de escuna e piscinas. É realmente indispensável a visita.

Parque Est. Serra de Caldas

Localizado a 03 km do centro de Caldas Novas, o PESCAN foi criado em meados de 1970 e reestruturado para visitação em 1998. Hoje é utilizado como área de estudo e pesquisa científica, e também para práticas de caminhadas em trilhas sinalizadas. Não deixe de conhecer as lindas paisagens deslumbrantes pelas caminhadas nas trilhas ecológicas, feitas exclusivamente acompanhadas por guias, que conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e do Paredão. Ainda no tour pela reserva, aprecie a flora e a fauna típicas do cerrado, que conferem cores e formas únicas à paisagem de mais de 123 km², ao chegar no mirante da Serra, você será recompensado com uma visão panorâmica de Caldas Novas.

Lagoa de Pirapitinga

Em 1777, meio século após a primeira descoberta oficial das águas quentes, o paulista Martinho Coelho de Siqueira, que estava na região à procura de ouro e pedras preciosas, descobre, por acaso, a Lagoa Quente do Pirapitinga. Segundo os relatos da época, os cães de Martinho Coelho estavam caçando um veado, quando caíram nas fontes termais e se escaldaram, fazendo grande barulho e chamando a atenção de seu dono. Na lagoa quente se encontra a réplica do Quadro a óleo, pintado em 1862 por Félix Taunay, que se encontra no museu da Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Feita pelo pintor Waldecy di Lima. A Lagoa do Pirapitinga, nome que os índios deram a um peixe que vivia nessa água, e que significa peixe branco. As nascentes termais do local estão entre as mais quentes de toda região chegando a 57 graus, como o poço do ovo que e capaz de cozinhar ovos.

Jardim Japonês

O Jardim Japonês foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai. É um lugar de grande significado espiritualista. Desde a entrada com os dragões guardiões, as tamareiras que representam os amigos, os cactos que representam os inimigos se disfarçando entre os amigos, até a ponte da paz. Originário dos templos budistas, é ideal para aqueles que buscam tranquilidade em meio ao caos da vida cotidiana. Um espaço que o livre do estresse, onde é possível sentir paz e contemplar o espetáculo proporcionado pela natureza. O Jardim Japonês é assimétrico, permitindo uma visão diferente, dependendo do ângulo em que se estiver. Ao lado do Jardim Japonês pode-se apreciar antigas moendas de madeira, usadas na fabricação de açúcar e outras peças usadas na zona rural e ainda podemos encontrar a segunda casa construída em Caldas Novas.

Monumento das Águas

Aberto à visitação, o Monumento das Águas mostra além das belas cascatas e jardins, uma magnífica escultura que deixa todos a pensar o seu significado. Construído pelo Grupo diRoma, proporciona paz e tranquilidade. O barulho das águas lembram cachoeiras e sua estrutura torna-se um agradável e inesquecível passeio entre pedras e cascatas de águas. Prepare sua máquina fotográfica para fazer belas e incríveis fotos deste lugar, com certeza uma ótima recordação de Caldas Novas.

Balneário Municipal

Antigo e belo centro turístico de Caldas Novas, construído em 1910, o Balneário Municipal era a princípio uma casa de banhos particular, abastecida por três entrada de água com diferente temperaturas, o que permitia regular a temperatura dos banhos. Em 1935 a casa de banhos original foi demolida para construção de um balneário, que foi administrado pela prefeitura a partir de 1940, recentemente foi novamente reformado, ampliado e aberto a visitação.

Casarão dos Gonzagas

As famosas águas termais são o ouro molhado de Caldas Novas. A história da descoberta das águas termais e do desenvolvimento da cidade podem ser vivenciadas em alguns pontos turísticos preservados na cidade. É o caso do Casarão dos Gonzagas, construída em 1907, para a sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade e hoje abriga o centro de apoio do artesão. O casarão é o monumento histórico onde o visitante poderá conhecer a história riquíssima de Caldas Novas.

Igreja Matriz

Localizada no centro da cidade e situada na Praça Mestre Orlando, está presente na maioria dos roteiros turísticos de Caldas Novas. Nossa cidade, assim como nosso estado, possui uma religiosidade muito presente na vida dos caldasnovense. Inaugurada em 1850, é a construção mais antiga do setor, e teve sua estrutura totalmente reformada em 1999, hoje pode ser visitada todos os dias, sendo que no meio de semana é ministrada a santa missa pela manhã e a noite.

Santuário da Salete

O santuário foi criado por Dom Guilherme Antônio Werlang, MSF, Bispo desta Diocese, por decreto exarado a 19 de setembro de 2004. Seu patrimônio pertence à Diocese de Ipameri e está aberto a toda e qualquer pessoa residente em Caldas Novas, bem como aos visitantes e peregrinos que vierem buscar atendimento pastoral ou apenas expressar a sua fé cristã.

Calçadão Orcalino Santos

Após muita diversão nas águas quentes de Caldas Novas, não há nada melhor que tomar aquele chope gelado com os amigos e familiares, acompanhado de pratos e petiscos saborosos, como picanha na chapa, pizza, panelinhas, peixe na telha e muito mais, tudo é claro com o famoso tempero goiano. Localizado na Praça Mestre Orlando, são inúmeros bares e restaurantes à sua escolha. Com certeza o Calçadão Orcalino Santos é uma boa pedida para fechar o dia com chave de ouro.

Parquinho de Diversões

Com certeza seus filhos vão amar o parquinho da cidade, com várias opções de brinquedos para todas as idades, e o melhor, tudo isso rodeado de barraquinhas para degustação de sorvete, churros, açaí, pipoca, água de coco e várias outras delícias, sem falar no artesanato que é um show a parte. Localizado no centro de Caldas Novas próximo a Praça Mestre Orlando, é sem dúvida um ótimo lugar para passar o fim de tarde e dar uma esticadinha até a noite com a família e os amigos.

Feira do Luar

Muito conhecida na cidade pelos moradores e turistas. Possui uma área de aproximadamente 1.000 m² toda coberta com tendas para maior conforto de quem visita. Conta com mais de 150 barracas, que oferecem uma variedade em lanches e pratos do mais variados gostos e sabores, além do tradicional artesanato sul goiano. Um ótimo lugar para passear com a família.

O Mirante Serra Verde

Além de ser uma loja de grande variedade de artesanatos e chocolate o Serra Verde possui uma torre de mirante que fica aberta para visitação, onde se tem uma vista geral de Caldas Novas e ainda pode aproveitar para tirar belas fotos.

Mundo à Vapor

A fachada do mundo à vapor reproduz o impacto dramático da reconstituição do famoso acidente ocorrido na França em 1985, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessando uma parede e ficando pendurada a 12 metros de altura. Divirta-se e volte ao tempo em que o mundo era movido a vapor.

Casa Maria Empório Artesanal

Os doces da Casa Maria são os tradicionais doces goianos. Preparados artesanalmente, com o máximo padrão de qualidade. Sabor irresistível e parada obrigatória para quem visita Caldas Novas.

Cachaçaria Vale das Águas Quentes

A deliciosa cachaça produzida na região é envelhecida naturalmente em barris de madeira nobre, como nos antigos alambiques das fazendas coloniais. Os licores tradicionais de frutas são fabricados à partir de uma cachaça bidestilada onde todos os extratos são produzidos em Goiás.